Clube da Borboleta e a Moda Sustentável

Grupo realiza seu quarto brechó no próximo dia 11 de novembro com novo conceito para atingir toda a família dos visitantes

As roupas usadas têm ganhado, cada vez mais, um ciclo sustentável. Isso acontece, pois, a moda possui bens de pós-consumo diferenciados das outras indústrias, ou seja, a vida útil de determinadas peças se dá muito mais pela tendência do que pelo desgaste.

Não à toa, as modalidades de negócios envolvendo brechós em Ribeirão Preto têm sido febre na cidade, sejam estes formais ou informais, de adultos ou crianças. Segundo o Sebrae, o comércio de produtos usados no país cresceu 210% nos últimos anos, sendo que 80% dessas lojas estão concentradas no estado de São Paulo.

Há mais de três anos, o Clube da Borboleta aposta nos brechós como uma forma de colaborar com a sustentabilidade, resolvendo a questão do descarte desenfreado e ajudando mulheres com a economia doméstica, promovendo eventos de venda e troca de peças de vestuário pelo menos duas vezes ao ano, no verão e no inverno.

“Nosso primeiro brechó surgiu de forma despretensiosa, em 2014, em um encontro experimental entre mães para trocar e vender itens de seus filhos. Dada a repercussão e sucesso, fizemos na sequência um muito mais organizado, com 15 estandes”, afirma uma das organizadoras Camila Perri Ronconi, que também possui um grupo no Facebook de compra e venda de roupas para crianças, onde as mães membros podem interagir e negociar.

A cada edição do Brechó do Clube da Borboleta, o número de participantes foi crescendo e as visitações aumentando, chegando a mais de 2 mil pessoas em um único dia. “Na minha primeira participação, em 2015, o dinheiro que recebi deu para montar parte do quarto do meu filho que estava para nascer. Vendi peças que não estava mais usando a preços super baixos, reverti o dinheiro para algo que estava precisando e outras mulheres deram nova vida a peças que eu não usava mais”, afirma a jornalista Lívia Komar Barusco.

O Clube promove no dia 11 de novembro a 4ª edição de seu brechó sustentável, desta vez com o tema “Brechó Bar”, um novo conceito para atrair toda a família das participantes e visitantes, com praça de alimentação, espaço kids e bar. Segundo Camila, serão 29 estandes de peças usadas com roupas, calçados, acessórios, perfumaria femininos e masculinos a preços de desapego. “Nós acreditamos no consumo consciente, crítico, com moda inteligente e sustentável, que faz bem ao planeta e ao nosso bolso”.

A entrada é gratuita, porém, o Clube da Borboleta, como em todo evento, recolhe alimentos não perecíveis para doação às instituições cadastradas.

 

SERVIÇO

Brechó Bar Clube da Borboleta

Dia 11 de novembro de 2018 – Das 17h às 22h

Loca: Independencia Center Office Mall – Av. Independência 3840

Entrada franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>