Uso excessivo de computadores pode causar miopia em crianças

Nos anos 1980 e 1990, as telas das TV´s eram a grande preocupação dos pais quanto à possibilidade de danos na visão. Atualmente, o alerta dos oftalmologistas dá conta de que o uso excessivo dos computadores também pode causar miopia nas crianças, um problema advindo da inclusão digital no século 21.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, os números da miopia dobraram no mundo inteiro, tornando-se, inclusive, tema de saúde pública internacionalmente. No Brasil, um estudo desenvolvido no Instituto Penido Burnier atesta a preocupação dos oftalmologistas. Contando com a participação de 360 crianças de 9 e 13 anos de idade que usavam até seis horas ininterruptas o computador ou videogame, 21% apresentaram miopia contra a prevalência de 12% apontada pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).
Segundo o oftalmologista Marcelo Jordão, o problema nasce do chamado estresse ocular, possuindo o nome de Síndrome da Visão no Computador (SVC). “O problema está relacionado à miopia acomodativa, uma dificuldade temporária de enxergar de longe. Desta forma, é importante que os pais fiquem atentos quanto ao tempo de exposição no computador pois a doença pode durar dias, meses ou até mesmo, tornar-se um mal permanente caso os hábitos não sejam modificados”, explica.
O médico recomenda um descanso de 30 minutos a cada hora de utilização da tela. “Importante salientar que a miopia, além de poder ser causada pelo uso excessivo de computadores, pode ser também de causa hereditária, por isso, faz-se necessária a visita regular das crianças a um oftalmologista. A miopia em graus elevados é uma das predisposições do glaucoma e de outros problemas oculares mais sérios”, complementa.
Mais informações sobre oftalmologia: http://www.marcelojordao.med.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>